Na peça “Lobos não entram em Labirinto” há dois personagens protagonistas e um elenco de apoio. Os atores protagonistas, o rei e o bobo-da-corte, mostram-se satisfeitos. Entre os atores do elenco de apoio ocorre uma insatisfação ou uma indiferença. A satisfação tende a explodir. A indiferença ou a alienação acomoda. O que move o drama é a explosão.
No elenco de apoio existe uma gama de personagens com funções diferenciadas. A rainha e a dama-de-companhia carregam uma densidade maior que os outros personagens deste grupo. A insatisfação aparece nas atrizes destas personagens. São elas as rebeldes do elenco. Insurgem contra o texto e contra o autor. Questionam o diretor. Provocam o produtor.
Demonstram um claro entendimento do funcionamento da empresa teatral. “Não está satisfeita, até logo, encontra-se outra atriz”. A rebeldia destas personagens não é revolucionária, pois não é gerada por um questionamento da estrutura da peça, mas por uma necessidade individual de se projetar enquanto atrizes. Mesmo assim, cumprem o papel de denunciar o efeito do capital e sua necessidade de reprodução rápida na arte cênica. Que por ser arte necessita de um tempo diferente do que o da bolsa de valores ou do mercado de capitais, para sua realização.
O personagem do produtor, que detém os direitos autorais da peça, não está preocupado com o destino dos personagens ou a felicidade do elenco, mas com o retorno do capital investido. Representa o conservadorismo. Sua função é manter a situação como está, pois fora deste contexto tudo é ameaçador ao seu investimento.
Há outros personagens de apoio, como o guarda, o mensageiro e “ator”, que são personagens de ligação. Cumprem uma função secundária e não interferem diretamente na trama da peça. São portadores de nuvens carregadas ou não. Sinalizam desdobramentos cênicos que podem ocorrer na peça ou fora dela.
Existem, também, os personagens dos quatro construtores do labirinto, mas vamos analisá-los, assim como os protagonistas, em outro momento.
Escrevendo, discutindo e encenando, vamos compreendendo a peça que escrevemos, discutimos e ensaiamos.
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